Reunião sobre Assédio na UFSC

13/07/2018 18:13

A Corregedoria-Geral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu, na última quinta-feira, 12, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), uma Reunião Temática sobre Assédio na UFSC. A intenção foi discutir o tema e propor uma padronização de fluxos e tratamento institucional da questão. Participaram cerca de 50 servidores, técnicos e docentes, principalmente servidores designados para participar de processos disciplinares.

Estavam presentes autoridades da Administração Central da UFSC, representantes da Procuradoria Federal junto à UFSC, da Comissão de Ética da Universidade, da Ouvidoria, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, da Comissão contra o Assédio na UFSC, da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades, inclusive sua Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero, além de pesquisadores da Universidade que estudam a questão do assédio: Grazielly Alessandra Baggenstoss, Suzana da Rosa Tolfo e Tiago Soares Nunes.

Outra reunião está prevista para o final do mês de agosto. A Corregedoria-Geral da UFSC se declarou disposta a entregar tempo e força de trabalho necessários na prevenção dos casos de assédio, e para isso convida a participação de toda a comunidade universitária. Ao final do encontro, foram propostas ações para atender à necessidade de padronização de fluxo e tratamento adequado da matéria, inclusive quanto ao recebimento e encaminhamentos de denúncias, o acolhimento das vítimas, ações de prevenção e repressão, criação de um banco de dados das ocorrências e criação de ambiente virtual de aprendizagem, a ser utilizado como atualização informativa e bibliográfica sobre o tema, e ainda o estudo da viabilidade de um Núcleo de Resolução de Conflitos.

Tags: assédioassédio moralassédio sexual